MANAUS – A Mesa Diretora da CMM (Câmara Municipal de Manaus) declarou na segunda-feira, 1º de abril, a perda de mandato do vereador Antônio Peixoto, do Agir. A medida foi publicada no Diário Oficial da Casa Legislativa desta quinta-feira, 4.
O agora ex-vereador foi cassado em julgamento no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) por fraude do partido na cota de gênero nas eleições de 2020. A Corte Eleitoral determinou a anulação de todos os votos atribuídos aos candidatos do Agir nas eleições de 2020.
O ato publicado diz que a Mesa Diretora resolve “declarar a perda do mandato de vereador do senhor Antônio de Almeida Peixoto Filho, nome parlamentar Vereador Peixoto do AGIR, a contar de 1 de abril de 2024, tendo em vista o encaminhamento, a esta Casa Legislativa, da decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas no julgamento do Recurso Eleitoral n. 0601658-89.2020.6.04.0001 que tem por objeto Inelegibilidade – Representação ou Ação de Investigação Judicial Eleitoral”.
Quem deve assumir a vaga de Peixoto é o ex-vereador Isaac Tayah (DC). Ele foi o autor da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que resultou na condenação ao Agir.