MANAUS – A CMM (Câmara Municipal de Manaus) está solicitando que os servidores do legislativo municipal apresentem até esta quarta-feira, 3 de agosto, comprovante de vacina contra a Covid-19.
O Memorando Circular nº 11/2021, assinado pelo diretor geral da CMM, Adonay Paes Barreto, e pela diretora de Recursos Humanos, Elane de Souza Alves, foi encaminhado no dia 28 de julho à presidência, gabinetes, diretorias, Ouvidoria, coordenadorias, departamentos, Escola do Legislativo e demais setores da Casa.
“Solicitamos o envio a esta Diretoria de Recursos Humanos, cópia do comprovante de vacina contra a Covid-19 dos servidores lotados nessa unidade, até o dia 03/08/2021, tendo em vista a ampla legislação em vigor para prevenção e contenção do coronavírus, especialmente a Lei nº 13.979/2020, regulamentada pela Portaria nº 356 de 11 de março de 2020 do Ministério da Saúde e o Ato da Mesa Diretora nº 009/2021-GP/DG”, diz trecho do documento.
Na volta do recesso parlamentar nesta segunda-feira, 2, a exigência do comprovante de vacinação dos servidores e vereadores foi destaque no discurso do vereador Diego Afonso, do PSL.
“É de não acreditar que a população ainda discuta com a Ciência, escolha imunizante e aqui eu quero parabenizar a Mesa Diretora que por uma normativa está cobrando a vacinação de todos os funcionários desta Casa, de todos os 41 vereadores, cobrando o cartão de vacinação. E assim eu quero dar uma sugestão a toda classe empresarial, para que cobrem dentro de suas empresas, que cobrem de seus colaboradores, que ajudem a comunicação desta Casa, conclamando a população. Parabenizo a Mesa Diretora por este ato e peço a toda classe empresarial, indústria, comércio, as cooperativas, população em geral, nós só venceremos imunizados e não discutam sobre tomar ou não a segunda dose da vacina contra Covid-19”, defendeu o vereador.
Questionada pelo site sobre a finalidade da exigência do comprovante de vacinação contra Covid-19, a assessoria da CMM informou que o objetivo é quantos servidos ainda não foram imunizados e a partir disso atuar para que eles possam aderir à imunização.
“Neste momento, a maior preocupação do presidente David Reis, é saber o índice de imunização contra covid-19 dos servidores da Casa. Posteriormente, com o censo em mãos, a Casa, por meio da Diretoria de Recursos Humanos vai buscar saber os motivos da não imunização e, de posse dessa informações empreender ações de conscientização sobre a importância de estar vacinado, para se proteger e proteger a todos contra a covid-19”, informou a CMM.
TJ-AM inicia senso de servidores vacinados
O TJA-M (Tribunal de Justiça do Amazonas) está realizando uma pesquisa interna sobre a situação vacinal de magistrados e magistradas, servidores e servidoras, terceirizados e terceirizadas, além dos estagiários e das estagiárias da Corte sobre a covid-19. O link para o preenchimento da pesquisa estará disponível na intranet, no período de 1.º a 15 de agosto. Para ter acesso ao questionário será necessário estar logado no e-mail institucional.
Segundo o secretário-geral de Administração, Chrystiano Lima e Silva, com a pesquisa o Tribunal tem o objetivo de levantar informações necessárias para avaliar a situação vacinal e o percentual de grupo de risco (pelas comorbidades existentes) das pessoas que trabalham na instituição.