MANAUS – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (Patriotas), informou na sessão desta segunda-feira (13), que está estudando editar um ato da Mesa Diretora para destinar os recursos da Cota de Exercício para Atividade Parlamentar (Ceap), hoje fixada em R$ 16 mil, para o Tesouro Municipal como forma de colaborar com as ações de combate ao novo coronavírus na capital (Covid-19).
O ato, disse Joelson, deverá ser publicado até a próxima semana. Até lá, ele se reunirá com procuradores da Casa Legislativa para ver a melhor forma de fazer esse remanejamento.
“Eu vou me debruçar sobre esse assunto nos próximos dias, consultar os procuradores e vereadores e até a próxima semana vamos publicar esse ato, destinando os recursos da Ceap, para que seja usado no hospital de campanha da prefeitura e nas ações de combate à Covid-19”, declarou.
O anúncio foi feito após o arquivamento do projeto de resolução 003/2020, de autoria do vereador Chico Preto (DC), que além do remanejamento da Ceap, também solicitava a redução em 50% do salários de vereadores e servidores comissionados da Casa.
Considerando que há 41 parlamentares, a CMM tem em caixa para a Ceap, paga como verba indenizatória, R$ 656 mil por mês disponíveis.
Entre os recursos pagos com a Ceap está gasolina e papelaria. No entanto, por causa da pandemia, os trabalhos presenciais no Plenário e presença diária nos gabinetes está suspensa.