MANAUS – Em Santana do Itararé, no interior do Paraná, uma chapa curiosa se formou e mesmo antes das eleições já está definida como a vencedora. A cidade será administrada por um prefeito do PT e um vice do PSL, partidos antagônicos no cenário nacional. E chapa vai vencer por “W.O”. Isso porque essa foi a única inscrita para concorrer no município de 5 mil habitantes.
Conforme levantamento do site Congresso em Foco, 136 cidades do país formaram coligações que incluem PT e PSL em torno de uma mesma candidatura (não necessariamente com algum dos dois partidos na cabeça de chapa). No Paraná, são 20 cidades, mas só em Santana do Itararé petista e bolsonaristas concorrem juntos nas candidaturas majoritárias de titular e vice.
No Amazonas, PT e PSL estão juntos em coligações nos municípios de Envira, Maués, Urucará e Urucurituba
Justificativa
O candidato petista em Santana do Itararé, Zé Isac, que já foi prefeito entre 2008 e 2016, disse ao UOL que a colaboração entre os dois partidos se deve à situação vivida no país. “Há uma crise instalada. Nós pensamos em conciliar no momento em que vivemos, com o povo passando dificuldades. Sabemos que há divergências entre PT e PSL, mas fizemos essa composição”, disse ele, que tem um vice do PSL, o partido que elegeu Jair Bolsonaro em 2018.