Da Redação |
O presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), deputado estadual Roberto Cidade (UB), rebateu críticas do prefeito de Manaus, David Almeida, de que deputados não destinam recursos de emendas parlamentares a Manaus. Para Cidade, ao destinar emendas à gestão do governador Wilson Lima (UB), também ajuda Manaus.
“(…) quero ressaltar que mandar emenda parlamentar não é só para a Prefeitura de Manaus. Você manda emenda para a FCecon [Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas], para o 28 de Agosto [Hospital Universitário], para o SPA do São Raimundo, entre outras instituições”, disse Cidade.
A declaração de Cidade foi em entrevista ao programa Manhã de Notícias, da TV Tiradentes, na manhã desta sexta-feira, 31.
“Tem sido falado muito que os deputados não ajudam a prefeitura de Manaus. A gente não ajuda a gestão do prefeito (David Almeida), mas a gente ajuda a gestão do estado, porque quem realmente pega a maior carga das demandas de saúde, de média e de alta complexidade, é o estado”, avaliou.
Com o apoio de Wilson, Roberto Cidade concorreu a prefeito de Manaus na eleição de 2024. O político, mesmo antes do início da disputa, fez oposição à gestão da David Almeida. Cidade terminou o pleito como o quarto mais votado, atrás de David, Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania).
Na entrevista desta sexta, Cidade destacou mudanças significativas na legislação que regula a destinação das emendas e disse ter compromisso com o setor da saúde, que recebe a maior parte de suas emendas.
Cidade relembrou que, ao assumir a presidência da ALEAM, a legislação determinava que 13% das emendas fossem destinadas à saúde e 25% à educação. No entanto, após análise do modelo adotado no Congresso Nacional, a Assembleia aprovou uma mudança que tornou obrigatória a destinação de 50% das emendas impositivas para a saúde.
“Quando a gente chegou à frente da presidência da Assembleia, a lei das emendas, ela estava escrita assim: 13% para a saúde e 25% para a educação. Nós analisamos como era no Congresso e nós fizemos aqui que as emendas impositivas elas têm que ser obrigatoriamente 50% para a saúde, que a gente sabe que então isso aí é no Congresso e é também agora é aqui no estado do Amazonas. Isso há mais de 4 anos é assim”, disse.
No dia 25 de janeiro, David, durante discurso na reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) União, no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul de Manaus, renovou as críticas a deputados federais do Amazonas que, segundo ele, não destinam recursos de emendasa Manaus. Almeida não citou deputados estaduais.
“Quero falar da importância de vocês, de nós votarmos em deputados federais que têm compromisso com Manaus. Tem deputado federal que não destinou um real para Manaus, mas teve 90% dos votos em Manaus. Trata mal a população. (…) vou falar de todos os deputados federais que recebem voto de Manaus e viram as costas para Manaus. Toda inauguração vou falar de um”, disse David na ocasião.
“Nós temos o prato do povo que o deputado Saullo (Vianna) destinou uma emenda que nós atendemos quase 15 mil refeições por dia. É isso. Essa emenda parlamentar aqui, ela é do deputado federal Marcelo Ramos. Através da emenda do Marcelo, nós estamos reformando das 22 estruturas, 18 estruturas de assistência social da Prefeitura de Manaus. Então, ao Marcelo Ramos, a minha gratidão. Muito obrigado, amigo. Que mais deputados como você, como Saullo, ajudem Manaus”, completou o prefeito.