MANAUS – O Governo do Amazonas começa, nesta sexta-feira (22), a operar de forma integral o sistema “Cerco Inteligente de Videomonitoramento”, voltado ao combate à criminalidade em Manaus.
O início da operação está marcado para acontecer às 9h, na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, onde o governador Wilson Lima (PSC) também entrega 50 viaturas, munições e outros equipamentos para as forças de segurança pública.
O sistema vem sendo implementado de forma gradativa pelo governo. A primeira etapa foi lançada em setembro.
Saiba mais
O “Cerco Inteligente de Videomonitoramento” em Manaus integrará o programa macro “Amazonas mais Seguro”.
Composta por 528 câmeras e um sistema de processamento inteligente de informações, a nova estrutura vai dotar as forças de segurança de tecnologia capaz de mapear atuações de quadrilhas, identificar em tempo real placas de veículos roubados ou furtados e auxiliar em investigações de homicídios.
As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, permitindo observação em tempo real das principais vias e o registro situacional em áreas com altos índices de ocorrências, as chamadas “zonas vermelhas”. O banco de imagens é capaz de identificar, em tempo real, se um veículo possui placa roubada, furtada ou fria, acionando alertas no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para que as equipes da Polícia Militar nas ruas possam fazer busca e localização.