MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, nesta segunda-feira (13), que o governo lançará ainda em setembro a primeira etapa do programa de segurança pública “Cerco Inteligente”. O objetivo é monitorar carros com restrição de roubos.
Segundo Wilson, expectativa inicial é de que o programa ajude a reduzir pela metade os índices de roubos na capital.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de lançamento do Auxílio Estadual permanente, pela manhã, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
“Ainda nesse mês vamos lançar a primeira etapa do Cerco Inteligente, 50% desse Cerco Inteligente já vai estar pronto e até o final de setembro, mais tardar no início de outubro, nenhum carro roubado vai circular em Manaus sem que a Secretaria de Segurança tenha conhecimento”, disse o governador.
“Isso vai reduzir em pelo menos 50% o roubo de carros na cidade de Manaus, sem contar que vai nos ajudar a identificar e punir os responsáveis por crimes na capital, principalmente na questão de homicídios”, declarou.
Wilson durante o lançamento do Auxílio permanente. Foto: Secom
O “Cerco Inteligente de Videomonitoramento” em Manaus integrará o programa macro “Amazonas mais Seguro”.
Composta por 528 câmeras e um sistema de processamento inteligente de informações, a nova estrutura vai dotar as forças de segurança de tecnologia capaz de mapear atuações de quadrilhas, identificar em tempo real placas de veículos roubados ou furtados e auxiliar em investigações de homicídios.
As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, permitindo observação em tempo real das principais vias e o registro situacional em áreas com altos índices de ocorrências, as chamadas “zonas vermelhas”. O banco de imagens é capaz de identificar, em tempo real, se um veículo possui placa roubada, furtada ou fria, acionando alertas no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para que as equipes da Polícia Militar nas ruas possam fazer busca e localização.
Saiba mais
Wilson avaliou que, durante a sua gestão, houve “avanços significativos na área da segurança pública”. “Vamos reformar quartéis e delegacias em todos os interiores. Estamos agora com as nossas comissões trabalhando para realização do concurso público”, completou.
+Comentadas 1