MANAUS – Em reunião nesta quinta-feira, 7, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, afirmou que a tendência é que o número de casos de gripe causada pelo vírus H1N1 aumente nos próximos dias. Segundo ela, o Estado está em pleno período de surgimento da doença.
“Estamos em plena sazonalidade da doença e, portanto, a tendência é de crescimento. No último boletim, foram 301 casos notificados, destes 69 positivos por H1N1 e 45 para Vírus Sincicial Respiratório”, declarou Rosemary.
A declaração foi dada no contesto de apresentação do cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aos membros do Comitê Intersetorial para o Enfrentamento à gripe H1N1, na sede do Governo do Amazonas. Rosemary coordena o comitê.
Rosemary informou aos novos membros do comitê o balanço das ações realizadas e as que estão em andamento. “As redes estadual e municipal da capital estão abastecidos com antiviral, com estoque estratégico reforçado pelo Ministério da Saúde (MS) para atender as unidades de saúde e está no aguardo, ainda para março, da vacina contra a influenza, para iniciar de forma antecipada a campanha de imunização do grupo prioritário, que hoje corresponde a 85% dos óbitos ocorridos por H1N1”, informou.