Por Lúcio Pinheiro |
O número de casos de dengue em Manaus confirmados em 20 dias do mês de janeiro de 2024 já é 1.015% maior que o total de casos da doença registrados em todo o mês de janeiro de 2023.
Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa). Segundo a secretaria, de 1º a 20 de janeiro deste ano, a capital registrou 524 casos.
Em 2023, nos 30 dias de janeiro, Manaus confirmou 47 casos de dengue. A diferença de 477 diagnósticos representa um crescimento de 1.015%.
Os 524 diagnósticos em 20 dias do ano de 2024 equivalem a 73% de todos os casos da doença de 2023 (722).
Prevenção
Como forma de prevenção da dengue, a Semsa Manaus orienta a população a realizar, pelo menos uma vez por semana, a vistoria nos quintais e no interior das casas, a fim de identificar riscos e eliminar possíveis focos de água parada, que podem se tornar criadouros para o Aedes aegypti e outros mosquitos vetores de arboviroses.
As medidas são simples e incluem o descarte ou guarda adequada de materiais que podem conter água parada, como pneus, garrafas e copos descartáveis; manter limpas calhas e ralos; encher de areia os pratos de plantas; manter tampadas as caixas d’água; dar descarga em vasos sanitários que são pouco utilizados; entre outras.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinala que o combate aos mosquitos é uma das principais medidas de prevenção contra as arboviroses. “Se todos fizerem sua parte para eliminar os criadouros, os mosquitos não se reproduzem, a população fica livre desses vetores e ninguém adoece”, ressalta.