MANAUS – Os cartórios de Registro Civil de Manaus registraram, até às 18h desta quinta-feira (16), 55 óbitos cuja causa foi identificada por médicos como suspeita ou confirmação de Covid-19. Até quinta, a capital do Amazonas tinha 107 mortes confirmadas pela doença, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).
Os números dos cartórios estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil, plataforma eletrônica que reúne os dados registrados pelos cartórios de todo o país e que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
Na plataforma, também estão disponíveis as estatísticas de registros de óbitos cuja causa mortis foi apontada pelos profissionais de saúde como insuficiência respiratória e pneumonia, condições relacionadas à Covid-19 e que podem constar como causas de falecimentos.
Entre o início de março e o dia 16 de abril, foram registrados 482 óbitos destas doenças no Amazonas, e 39.686 no Brasil todo.
Transparência
No portal, foi disponibilizado módulo específico para acompanhamento de cidades onde se atinge a marca dos 50 óbitos suspeitos ou confirmados por Covid-19. Acesse em transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid.
Até o momento, encontram-se nessa estatística, além de Manaus, as cidades de São Paulo (com 772 mortes no total), Rio de Janeiro (com 313) e Fortaleza (com 74).
O portal tem o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a sociedade brasileira, contribuindo para a apuração de subnotificações de casos fatais. Desde o dia 1º de abril, data de lançamento da plataforma, já estavam disponíveis no portal os dados relativos a todo o Brasil e, também, segmentados por estados.
No Amazonas, até o momento, foram registradas 55 mortes confirmadas ou suspeitas de Covid-19 pelos cartórios – ou seja, o total do Estado encontra-se concentrado na capital.
Em todo o país, o número atinge 2.157 óbitos até esta quinta-feira.
“Em um momento de pandemia como esse em que vivemos, é importante que a população, a imprensa e o governo tenham conhecimento da dimensão alcançada pela Covid-19 no País, em seus diferentes aspectos”, defende o vice-presidente da Arpen-Brasil, Luis Carlos Vendramin Júnior.
“Daí a relevância de nosso portal, que reúne e dá livre acesso aos dados sobre registros de óbitos ligados à doença, mantendo a transparência pela qual o Registro Civil sempre preza em sua atividade”, completa.
Prazo do registro
Conforme a Arpen-Brasil, “mesmo a plataforma sendo um retrato fidedigno de todos os óbitos registrados pelos Cartórios de Registro Civil do País, os prazos legais para a realização do registro e para seu posterior envio à Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), regulamentada pelo Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podem fazer com que os números sejam ainda maiores”.