MANAUS – Levantamento feito pelo ESTADO POLÍTICO mostra que, entre os 11 candidatos a prefeito de Manaus, o Capitão Alberto Neto (Republicanos) lidera de forma isolada no ranking de seguidores nas redes sociais.
Nas três principais plataformas (Facebook, Instagram e Twitter), ele soma 961.864 seguidores, quase o dobro da soma de todos os demais (533.546).
Com seus mais de 900 mil, o militar tem 64,3% do universo de 1.495.410 adesões dos 11 candidatos nas três redes sociais.
O segundo e o terceiro colocados, Chico Preto (DC) e Davi Almeida (Avante), não chegam sequer a ter 150 mil seguidores. O líder das pesquisas de intenção de voto, Amazonino Mendes (Podemos), tem 68.241.
Eleito deputado federal em 2018, Alberto Neto ganhou notoriedade na internet ao transmitir operações e ações sociais da Polícia Militar. Por isso, entre seu séquito digital há muitos internautas que não votam em Manaus.
No mês passado, ele figurou como o congressista do Amazonas mais influente nas redes sociais no Ranking FSB Influência Congresso.
A FSB Influência monitora os 594 parlamentares (deputados federais e senadores) com a metodologia de número de seguidores, alcance e volume de posts, o número e a intensidade das interações no Facebook, Instagram e Twitter. Os dados são, então, calculados e ponderados, o resultado final é o ranking de influência.