MANAUS – Matéria publicada pela Folha de São Paulo na sexta-feira, 25, informa que o amazonense Mauro Campbell, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é a sugestão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), para a próxima vaga que irá abrir no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o jornal, Alcolumbre integra um grupo de senadores que pressiona o presidente Jair Bolsonaro para que o próximo ministro do STF seja do Norte do país. De acordo com a Folha, o presidente do Senado defende junto a aliados o nome de Campbell.
Em julho de 2021 estará disponível uma nova cadeira no Supremo, com a saída de Marco Aurélio de Mello, que completará a idade máxima para permanecer na corte.
Religião é obstáculo
Antes mesmo de ser o preferido de Alcolumbre, Campbell já vinha sendo um nome lembrado para o STF. No entanto, hoje, o maior obstáculo do amazonense é Bolsonaro, que já fez seguidas promessas aos eleitores evangélicos que o próximo ministro que ele indicará será evangélico e, se possível, pastor.
Campbell não é evangélico.
A última promessa de Bolsonaro
Diante das reclamações públicas dos religiosos quando indicou Kassio Nunes Marques, o presidente deu uma declaração enfática sobre o tema em outubro deste ano.
“A segunda vaga, que será em julho do ano que vem, com toda a certeza, mais do que um terrivelmente evangélico, se Deus quiser nós teremos lá dentro um pastor”, afirmou Bolsonaro durante culto em um templo da Assembleia de Deus em São Paulo.
Outra dificuldade de Campbell é que seu mais novo padrinho, Alcolumbre, impedido de concorrer à reeleição no Senado, deixa a presidência ano que, e consequentemente perde força junto a Bolsonaro.
Nomes na mesa
Na mesa de Bolsonaro já constam dois nomes que representam o segmento
religioso: um deles é André Mendonça, ministro da Justiça e da Segurança
Pública. Nomeado para o cargo em abril deste ano e advogado da União, é
pastor presbiteriano.
O outro cotado é o juiz federal William Douglas, do rio de Janeiro. O magistrado tem o apoio de Silas Malafaia, pasto da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
Foto: Rafael Luz