Da Redação |
O roteiro escolhido pelos principais candidatos à Prefeitura de Manaus para a estreia da campanha de rua nesta sexta-feira, 16, foi o mesmo: adesivaço de veículos. Este ano, a disputa pelo comando do Executivo Municipal possui sete candidatos.
Com o início oficial da campanha para as eleições municipais, ficam liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro.
São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais.
David Almeida
O candidato à reeleição, David Almeida (Avante), que aparece na liderança da disputa eleitoral conforme pesquisas de intenção de voto, iniciou sua campanha na madrugada desta sexta, com um adesivaço na Avenida Nilton Lins, bairro Flores. David e o candidato a vice-prefeito, o ex-secretário municipal de Feiras e Mercados e de Infraestrutura, Renato Junior, estiveram na mobilização, que contou com militantes, simpatizantes e candidatos à vereador pela Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e Agir).
Amom Mandel
Segundo colocado nas pesquisas de intenção de votos, o candidato Amom Mandel (Cidadania) terá seu primeiro evento de campanha somente no sábado, 17. Conforme sua equipe de comunicação, o político está em Brasília, em “reuniões políticas”. Nas redes sociais, Amom divulgou seu primeiro jingle de campanha: um samba.
Amom concorre à prefeitura tendo como candidata à vice-prefeita, Nancy Segadilha, também do Cidadania. Além do Cidadania, o deputado federal conta com o apoio do PSDB e do PRTB.
Roberto Cidade
O candidato do União Brasil, Roberto Cidade, iniciou sua campanha com um adesivaço em cinco bairros de Manaus. Tendo como vice Coronel Menezes (PP), Roberto Cidade é apoiado pelo governador Wilson Lima. A coligação “Bora Mudar Manaus” reúne, além do União Brasil, os seguintes partidos: Republicanos, Progressistas, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Renovação Democrática (PRD), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Podemos.
Pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada pela revista EXAME no dia 7 deste mês, mostra Roberto Cidade na briga pela segunda vaga para o segundo.
Isso porque, considerando a margem de erro de 3,1%, os candidatos Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade, aparecem empatados tecnicamente.
Capitão Alberto Neto
Na madrugada desta sexta, o candidato Capitão Alberto Neto (PL) iniciou a campanha da Coligação Ordem e Progresso com um adesivaço no Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas, bairro Aleixo, zona Centro-Sul.
Alberto Neto tem como candidata à vice-prefeita a professora Maria do Carmo Seffair, do Novo. A chapa é apadrinhada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Marcelo Ramos
Candidato do PT à prefeitura, Marcelo Ramos iniciou sua campanha também com um adesivaço na madrugada desta sexta em uma reunião de apoiadores no Passeio do Mindu, no bairro Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul da capital.
Após a adesivagem, Marcelo participou da entrega de panfletos com propostas da campanha no Centro Histórico, acompanhado da juventude dos partidos da coligação.
Na manhã desta sexta, Marcelo comandará uma caminhada no Centro e em seguida faz uma visita de cortesia ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
O primeiro dia de Marcelo ainda inclui gravações em pontos turísticos da cidade para o horário eleitoral gratuito, além de roda de conversas com grupo de apoiadores e visitas a reuniões organizadas por candidatos a vereador durante à noite. O ponto final será em um evento de samba tradicional.
Wilker Barreto
O candidato do Mobiliza, Wilker Barreto, fugiu à regra dos adesivaços. O político divulgou em suas redes sociais sua agenda do dia para o primeiro dia de campanha.
Wilker possui três mandatos como vereador (2009–2018), sendo eleito presidente da Câmara Municipal de Manaus por dois biênios: 2015-2016 e 2017-2018. Hoje, cumpre seu segundo mandato como deputado estadual, sendo líder da oposição. O político é presidente do partido Mobiliza no Amazonas.
Gilberto Vasconcelos
O candidato do PSTU, Gilberto Vasconcelos, divulgou em suas redes sociais, como primeiro compromisso de sua campanha, uma entrevistas à TV A Crítica na manhã desta sexta.