Da Redação |
A Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta quarta (15) um requerimento apresentado por deputados da oposição que pedia a criação de uma comissão externa temporária para fiscalizar e propor providências sobre as investigações acerca do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Vale do Javari, Oeste do Amazonas. A coordenação da comissão ficará à cargo do deputado federal Zé Ricardo (PT-AM). Ele e Marcelo Ramos (PSB) são os únicos parlamentares do Amazonas a compor a comissão.
O requerimento é assinado pela deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) e subscrito por outros 13 parlamentares dos partidos PSB, PSOL, PCdoB e PT. No documento, os deputados cobram o “envio de todos os recursos possíveis” para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento e identificar os executores e mandantes do “aparente crime” para “evitar, de uma vez por todas, que o exercício da proteção ao meio ambiente e às minorias e que exercício do jornalismo deixem de ser atribuições de risco no Brasil”.
A Comissão Externa da Câmara ainda será formalmente instalada, mas parlamentares já se mobilizam para viajar até o Vale do Javari para acompanhar as investigações in loco e evitar o que aconteceu durante a visita da comitiva de parlamentares a Roraima em abril, para acompanhar as investigações sobre os ataques de garimpeiros a indígenas Yanomami, quando os deputados e senadores não conseguiram sobrevoar a região por falta de aeronaves – na ocasião, o governo federal não disponibilizou a aeronave solicitada pelos parlamentares.
Para o deputado José Ricardo, a Comissão da Câmara terá o objetivo de ir além do acompanhamento do trabalho de investigação da polícia, abordando também questões como o desmonte da estrutura dos órgãos públicos que atuam na região, sobretudo a Funai, e os impactos desse desmonte para o avanço da violência no Vale do Javari.
Também nesta quarta foi realizada a primeira reunião da Comissão Externa do Senado que vai acompanhar as investigações sobre o caso e também apurar informações sobre o aumento da violência na Amazônia. O requerimento que propôs a criação da Comissão Externa do Senado, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi aprovado pelo Senado na terça (14).
Segundo Rodrigues, a comissão do Senado, que deve ser instalada formalmente na segunda-feira (20), com a escolha do presidente, vice e do relator, e com a aprovação de um plano de trabalho, pretende viajar até o Vale do Javari nos dias 22 e 23 de junho. Os senadores pretendem ouvir servidores da Funai, sobretudo indigenistas, servidores e ex-servidores do Ibama, além dos suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Bruno e Dom e das autoridades policiais envolvidas nas investigações.
Lista de parlamentares que devem compor a Comissão Externa da Câmara:
Joenia Wapichana – REDE/RR
Alencar Santana – PT/SP
Nilto Tatto – PT/SP
Vivi Reis – PSOL/PA
Túlio Gadêlha – REDE/PE
Camilo Capiberibe – PSB/AP
Bira do Pindaré – PSB/MA
Airton Faleiro – PT/PA
Patrus Ananias – PT/MG
Reginaldo Lopes – PT/MG
José Ricardo – PT/AM
Talíria Petrone – PSOL/RJ
Alessandro Molon – PSB/RJ
Rodrigo Agostinho – PSB/SP
Perpétua Almeida – PCdoB
Marcelo Ramos – PSD/AM
Alice Portugal – PCdoB
Léo de Brito – PT/AC
Orlando Silva – PCdoB