MANAUS – O senador Eduardo Braga (MDB), provável adversário de Wilson Lima (PSC) na disputa pelo Governo do Estado em 2022, reagiu ao recebimento de denúncia pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador, o vice Carlos Almeida (PSDB) e mais 14 pessoas por envolvimento em compra irregular de respiradores afirmando que é “lamentável o Amazonas estar sendo comandado por um governador que se tornou réu por 12 a 0 no Superior Tribunal de Justiça por chefiar uma organização criminosa que desviou dinheiro público na maior pandemia da nossa história”.
“É inaceitável que um governante ganhe dinheiro público de forma ilegal em plena pandemia, momento de maior sofrimento para o povo amazonense”, escreveu Braga no Twitter horas depois do recebimento da denúncia, nesta segunda-feira (20).
A denúncia foi apresentada pela subprocuradora da República Lindôra Araújo.
O governador é acusado, entre outras coisas, de comandar uma organização criminosa que atuar para fraudar a compra de 28 respiradores pulmonares.
No seu voto, o relator, ministro Francisco Falcão, concordou com os apontamentos da acusação para aceitar a denúncia contra 16 dos 18 denunciados.