MANAUS – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) publicou um vídeo, em suas redes sociais, onde afirma que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, cometeu mais um erro em sua administração ao defender o fim do subsídio para fábricas de bicicleta na Zona Franca de Manaus (ZFM), em favor de projetos ligados à área de biodiversidade e de bioeconomia. Para o senador, o presidente da República, Jair Bolsonaro, precisa colocar ordem em seus ministros, em referência aos constantes ataques ao modelo.
“Ora, dizer que a Zona Franca de Manaus não deve produzir bicicletas em momento em que o mundo faz um movimento alternativo diferente? Não! É mais uma vez um equívoco, é mais uma vez um erro grave do ministro Ricardo Sales e do governo do presidente Bolsonaro. Nós queremos fazer um apelo para o presidente Bolsonaro para que ele possa chamar os seus ministros e coloque ordem com relação à Zona Franca de Manaus”, diz Braga em trecho do vídeo publicado nesta quinta-feira, 30.
Braga afirma ainda que as declarações de Salles não fazem “o menor sentido”, partindo da ideia de que há um movimento mundial de incentivo aos meios de transporte alternativos e não poluentes, como é o caso das bicicletas.
Entenda o caso
Ricardo Salles disse em entrevista publicada pelo site BRPolítico na quarta-feira, 29, que em vez de continuar dando subsídios a fundo perdido para fábricas de bicicleta na Amazônia, o governo prefere investir em projetos ligados à área de biodiversidade e de bioeconomia.
Segundo Salles, é isso que vai acontecer a partir da instalação, em Manaus, da Secretaria da Amazônia, que ele promete para março,
“Ou seja, em vez de continuar a dar subsídios a fundo perdido para o cara fabricar bicicleta na Amazônia, vamos fazer coisas que realmente precisam estar na Amazônia. Porque esses ativos são da Amazônia. Isso vai mudar muito a dinâmica”, disse o ministro na entrevista.