MANAUS – Apoio constrangido de Amazonino Mendes (Podemos) na corrida pela Prefeitura de Manaus, o senador Eduardo Braga (MDB) publicou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira (30), um dia depois da votação em segundo turno, elogiando a democracia e desejando sucesso aos eleitos. Ele fez um balanço do desempenho do MDB no pleito e não citou Amazonino, que perdeu para David Almeida (Avante).
“Concluímos todo o processo eleitoral no Brasil e no Amazonas. Nós do MDB tivemos uma grande vitória no Brasil inteiro”, avaliou, ao cumprimentar o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi. Em todo o País, o MDB teve 1.158 candidatos a prefeito e elegeu 784. No Amazonas, o partido vai gerir 13 municípios: Barcelos, Barreirinha, Benjamim Constant, Beruri, Carauari, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Urucará.
“Eu quero agradecer ao povo do Amazonas pela confiança, pela forma generosa que nos recebeu e elogiar a democracia. Em plena pandemia, nós, brasileiros, conseguimos exercer o nosso direito democrático, indo às urnas, escolhendo nossos prefeitos, nossos vice-prefeitos e vereadores. E, óbvio, desejando a todos os eleitos muito sucesso, que possam ter sabedoria para enfrentar o ano de 2021”, disse o senador.
Ao longo da campanha em Manaus, única cidade do Estado a ter segundo turno, Braga só apareceu falando sobre Amazonino em poucas ocasiões, ainda no primeiro turno, como no lançamento da candidatura, em setembro, e num curto vídeo publicado nas redes sociais. A imagem dele não foi explorada na campanha na televisão, por exemplo, nem ele participou dos eventos híbridos promovidos por Amazonino nos bairros.
No dia 11 de outubro, Braga foi diagnosticado com Covid-19. Ele se recuperou e saiu do período de transmissão no início de novembro.