MANAUS – O senador Eduardo Braga, do MDB, afirmou que até o mês de abril o Governo Federal irá autorizar a abertura de licitação para asfaltar o trecho do meio da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.
Em entrevista nesta terça-feira (18), o político afirmou que as obras de reconstrução de três pontes nos trechos fluviais da rodovia – Curaçá, Autaz Mirim e Igapó-Açu – devem ser finalizadas entre agosto e dezembro.
“Nós esperamos que até abril seja liberada a licença para que a gente possa licitar em maio e até julho estarmos contratando o resultado desta licitação para o trecho do meio. Nós vamos começar a colocar asfalto, se Deus quiser, agora nesse verão. Não é uma obra que se execute em um ano. Vamos levar pelo menos três ou quatro anos trabalhando para concluir a BR-319”, disse o senador.
Segundo o parlamentar, o licenciamento, pré-requisito para a licitação, deve sair até abril porque os estudos de impacto ambiental e de impacto aos povos indígenas já estão concluídos.
“Os estudos de impacto de flora, fauna e de impactos aos povos indígenas estão todos concluídos. O estudo do grupo de trabalho que o presidente Lula montou para analisar a viabilidade da BR-319 também está concluído e publicado, dizendo que sim, é viável”, afirmou Eduardo Braga.
Sobre a reconstrução das três pontes de madeira para concreto nos trechos fluviais da BR-319, o senador Eduardo Braga também adiantou os prazos para finalizar as obras.
“As primeiras obras vão ser as das pontes de concreto, três delas já licitadas. A ponte que desabou no Rio Curaçá fica pronta até agosto e a ponte que desabou no Rio Autaz Mirim também fica pronta até agosto. A terceira boa notícia é que até dezembro a gente espera que a ponte do Igapó Açu também esteja construída. A travessia de Manaus para o Careiro da Várzea nós não temos como resolver no curto prazo. Ainda vamos ter que pensar numa ponte sobre o Rio Solimões para poder interligar com a BR-319”, afirmou.
O senador ressaltou que a rodovia é essencial para o país e que o desenvolvimento não pode ser paralisado por uma única voz discordante.
“Depois de mais de 20 anos de luta, estudos, debates e de todos os episódios que já aconteceram, está mais do que provado de que a BR-319 é essencial para nossa região. Não é apenas para Manaus, é para o Amazonas, Rondônia e Roraima. É uma BR essencial para a estratégia nacional. Não é justo que pela teimosia de uma pessoa a gente retarde mais uma vez aquilo que não há mais argumento técnico para nos impedir”, declarou.