MANAUS – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) abriu uma investigação para apurar as circunstâncias da queda de um idoso de 62 anos, identificado como Leandro Bruno Maruqes, durante uma operação de resgate na tarde desta quarta-feira, 19.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso sofreu um choque elétrico no telhado de sua residência e aparentemente já estava em óbito. Durante o resgate realizado pelos bombeiros, o corpo do idoso caiu do segundo andar da casa após uma falha no procedimento de descida.
De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, o corpo de Leandro estava amarrado em uma maca, preso por cordas e apoiado em uma escada, enquanto os bombeiros preparavam a descida. No entanto, a escada não suportou o peso, e o corpo despencou de uma altura considerável, atingindo o chão de forma violenta.
Em nota, o CBMAM informou que foi acionado para atender uma ocorrência de parada cardiorrespiratória ocasionada por choque elétrico.
A corporação afirmou que o procedimento de descida foi realizado utilizando acessórios metálicos e cordas, seguindo o método padrão conhecido como “mão-francesa”. No entanto, um “deslocamento dos pontos de ancoragem” teria causado a queda rápida do corpo ao solo.
O comunicado ainda ressaltou que um procedimento administrativo foi aberto para apurar as circunstâncias do acidente e que, caso seja identificada alguma culpa por parte dos envolvidos, as devidas sanções administrativas serão aplicadas.
Veja a nota do Corpo de Bombeiros:
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM) informa que foi acionado, na tarde desta quarta (19/2), para atender uma ocorrência de vítima de parada cardiorrespiratória ocasionada por choque elétrico no telhado de uma residência na Av. Leopoldo Peres, bairro educandos.
A vítima encontrava-se sem sinais vitais e aparentemente já em óbito. A equipe realizou o procedimento de descida do homem utilizando acessórios metálicos e cordas, em procedimento mão-francesa, método padrão utilizado diariamente e com sucesso nas ocorrências da corporação, mas que, infelizmente, um deslocamento dos pontos de ancoragem ocasionou a descida rápida da vítima ao solo.
Um procedimento administrativo já foi aberto para apurar o caso e as sanções administrativas em caso de culpabilidade.
O Corpo de Bombeiros trabalha incansavelmente para prestar o melhor serviço a cada dia no atendimento prestado à população amazonense.