O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, nesta segunda-feira (27), confirmou que deve estar de volta ao Brasil na próxima quinta-feira (30). O desembarque vai ocorrer em Brasília e está marcado para às 7h15.
Fora do país desde o final de dezembro de 2022, o ex-presidente retorna para o que ele denominou de “normalidade”. “No momento estou sem mandato, obviamente, mas não estou aposentado”, disse Bolsonaro, que ainda pretende se reunir com o Partido Liberal (PL) para liderar a oposição.
Na entrevista, o ex-presidente ainda lembrou que o PL possui aproximadamente 20% das cadeiras do Senado e da Câmara Federal. “Vamos ver qual a nossa estratégia, não pelo partido, mas pelo país. Como melhor vamos apresentar ao Brasil”, afirmou.
No Brasil, Bolsonaro deve cumprir uma agenda institucional como presidente de honra do PL. Ele também deve se consultar com o médico-cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo para um procedimento de correção de hérnia e obstruções intestinais por conta do episódio da facada, durante a campanha para a Presidência da República de 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Em solo norte-americano, Bolsonaro participou de eventos e questionou publicamente o resultado das eleições presidenciais do Brasil, além de defender bandeiras conservadoras como, por exemplo, flexibilização do armamento e “família tradicional”, bem como teceu críticas ao Judiciário brasileiro. Ele deve manter o mesmo tom no Brasil para inflamar as alas bolsonaristas e tentar gerar impacto nas eleições municipais de 2024.