MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu sancionar o Projeto de Lei n° 13.799/2019, que garante a prorrogação de benefícios fiscais para empresas que estão nas áreas da Susam (Amazônia) e Sudene (Nordeste).
A prorrogação por mais cinco anos garante a redução de 75% do Imposto de Renda das empresas que estiverem instaladas nessas três regiões.
“Isso mantém compensação pela desvantagem da localização do Norte e Nordeste em relação ao Sul e Sudeste”, avaliou o deputado Serafim Corrêa, que tem entre principais bandeiras a manutenção e defesa dos incentivos às empresas instaladas na Zona Franca de Manaus.
O deputado federal Marcelo Ramos (PR) afirmou que existiu uma articulação com o líder do PR na Câmara dos Deputados, José Rocha, e com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM) pela aprovação da matéria, e revela: “Os militares ao redor do presidente foram fundamentais”.
“Mas penso que essas pautas relacionadas a economia do Amazonas terão sempre embates velados entre a equipe econômica e os militares que olham o Amazonas pela importância geopolítica que tem. Penso que os militares ao redor do presidente foram fundamentais”, disse Ramos.