MANAUS – Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-governador Amazonino Mendes (PDT) afirmou, nesta terça-feira, 21, que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), deveria se espelhar nos militares e entender que a Zona Franca de Manaus é imprescindível para o desenvolvimento do estado do Amazonas.
“Precisamos sensibilizar o Presidente Bolsonaro a persistir nos ideais de seus colegas de farda que criaram a ZFM em 1967. Os militares sabiam – e sabem – que a Zona Franca de Manaus ainda é imprescindível para impulsionar nosso desenvolvimento econômico e garantir a supremacia brasileira sobre nossa Amazônia tão rica e sofrida”, diz Amazonino.
A manifestação de Amazonino ocorre cinco dias após o presidente Bolsonaro ter anunciado que vai elevar o subsídio ao setor de produção de refrigerantes da ZFM de 4% para 8%, e que vai acabar com esse incentivo de “forma mais suave”.
“Nossa Zona Franca de Manaus enfrenta um novo ataque e precisa da atenção e resposta de todos nós. Entendo que o apoio do governo federal à indústria paulista não pode significar abandono da Zona Franca de Manaus, enquanto não for encontrado um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a nossa região. O abandono deste projeto sem um novo projeto certamente criaria um desemprego sem precedentes, criando graves problemas sociais e, até, climáticos”, avalia o ex-governador do Amazonas.
No vídeo, Amazonino afirma que é uma questão moral e internacional afirmar que a ZFM é intocável.
“A ZFM é responsável pela inteireza da floresta amazônica em nosso estado. No mínimo, esses inimigos da ZFM deveriam respeitar isso. E nós devemos erguer a nossa voz nesse sentido. E no ponto de vista pragmático, vamos exigir a nossa presença postulando junto ao Supremo Tribunal Federal. Nós não temos força política, mas nós temos a força da legalidade. A Constituição (Federal) nos ampara. E eu rezo para que o nosso presidente consulta os militares”, declara Amazonino em trecho do vídeo.
O ex-governador sugere, no vídeo, que seja criada uma campanha nas redes sociais em defesa dos incentivos da ZFM com a seguinte hashtag: TodosPeloAmazonas.
“Escreva, vamos fazer um movimento. Escreva aos ministros do Supremo, e o mote é ZFM, proteção da natureza, da floresta e do povo do norte do Brasil”, conclui o político no vídeo.
Abaixo, o vídeo e o texto publicado por Amazonino:
Meus amigos,
Nossa Zona Franca de Manaus enfrenta um novo ataque e precisa da atenção e resposta de todos nós.
A seguir proponho uma reflexão sobre o nosso futuro e os interesses que cercam nossa região.
Entendo que o apoio do governo federal à indústria paulista não pode significar abandono da Zona Franca de Manaus, enquanto não for encontrado um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a nossa região.
O abandono deste projeto sem um novo projeto certamente criaria um desemprego sem precedentes, criando graves problemas sociais e, até, climáticos.
Precisamos sensibilizar o Presidente Bolsonaro a persistir nos ideais de seus colegas de farda que criaram a ZFM em 1967.
Os militares sabiam – e sabem – que a Zona Franca de Manaus ainda é imprescindível para impulsionar nosso desenvolvimento econômico e garantir a supremacia brasileira sobre nossa Amazônia tão rica e sofrida.
Só a nossa união salvará a Zona Franca de Manaus e os milhares de empregos que ela gera.
Se você se preocupa e é a favor FAÇA UMA PUBLICAÇÃO EM SUAS REDES SOCIAIS, marcando nosso presidente, nossas autoridades, amigos e use as Tag #TodosPelaZFM ! Vamos criar um movimento positivo em favor a nossa ZFM. Conto com você!
Meu fraterno abraço a todos!
#TodosPelaZFM