MANAUS – Na agenda que teve em Roraima na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez menção a ação do governador Wilson Lima (PSC) que não existe.
Ao falar que zerou impostos federais que incidiam no preço do gás de cozinha, Bolsonaro disse que Wilson vem fazendo “a mesma coisa” no Amazonas.
“No início do ano, zerei os impostos federais no gás de cozinha, a mesma coisa vem fazendo o nosso governador Wilson Lima do Amazonas. O preço do gás onde é engarrafado no botijão de 13kg está na casa dos R$ 50. Não justifica na ponta da linha estar custando em média R$ 130”, disse Bolsonaro. Wilson estava no evento.
Ao contrário do que disse Bolsonaro, não há no Amazonas nenhum projeto em tramitação no Legislativo ou em discursão dentro do Executivo sobre redução de ICMS com o objetivo de reduzir o preço do botijão de gás.
Questionado pelo ESTADO POLÍTICO, por meio da assessoria da Sefaz-AM, o secretário Alex Del Giglio disse que a pasta está fazendo estudos, mas não há nada de concreto ainda em relação a desoneração de tributos no Amazonas.
“Não temos ainda nada de concreto sobre desonerações de tributos. Iniciamos na semana retrasada diversos estudos de impacto em vários setores sensíveis à população. Estamos analisando a viabilidade de políticas tributárias sob o ponto de vista da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).