MANAUS – O deputado federal José Ricardo (PT-AM) disse não acreditar que vá para frente a proposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de criar uma zona franca na Ilha do Marajó, no Pará.
O parlamentar declarou, nesta quarta-feira (4), que a ideia vai contra a linha de ação “anti-incentivos fiscais” do governo federal e que o presidente para agradar “fala qualquer besteira sem nenhuma base”.
“Na prática, o governo federal faz uma política anti-incentivos fiscais contra Zona Franca de Manaus (ZFM). E por que com Marajó seria diferente? O próprio ministro Paulo Guedes (Economia) falou por diversas vezes que vai rever toda política de incentivos do Brasil, e isso vem afetando muito a ZFM”, disse.
“Por isso, eu não acredito que vão criar esse mesmo modelo econômico lá. No máximo, podem pensar em criar uma área de livre comércio, como existe em várias cidades do Norte, mas uma zona franca industrial nos mesmos moldes de Manaus é muito difícil, não acredito”, opinou.
Sobre o anúncio do presidente, feito durante uma inauguração no Pará, José Ricardo disse: “Isso é o costume de Bolsonaro, fala qualquer besteira para agradar e sem nenhuma base, sem nenhuma consistência, sem nenhum estudo, sem nenhuma avaliação e sem estar dentro de algum projeto de desenvolvimento”.
“Aliás, o governo federal não tem projeto para desenvolver verdadeiramente a região Norte. Mas nós temos que continuar lutando pela Zona Franca de Manaus, que o presidente ameaça todos os dias com as medidas de redução de alíquota, inviabilizando setores da economia”, acrescentou.