“Ou faz a reforma, governador, ou teu estado vai quebrar!”. A frase é de Jair Bolsonaro para o governador Wilson Lima (PSC), durante coletiva na manhã desta quarta-feira (27), na abertura da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), na capital do Amazonas.
Bolsonaro se referia à reforma da Previdência, que ele defende que os governadores façam nos estados. Ao lado do presidente enquanto ele falava do assunto, Wilson Lima soprou no ouvido de Bolsonaro o tamanho do déficit previdenciário do Amazonas: R$ 1 bilhão.
“O Estado do Amazonas, pelo que eu sei, os seus números, não são tão saudáveis assim, como os do governo federal também não estavam. Ou faz a reforma, governador, ou teu estado vai quebrar”, disse Bolsonaro ao ouvir o número de Wilson.
Amazonas terá reforma?
Em seguida, Bolsonaro deu a entender ter recebido de Wilson a informação de que uma proposta de Reforma Previdenciária será enviada à ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas). O presidente cobrou consciência e coragem da ALE-AM para votar o tema.
“Parabéns pela sua iniciativa. Espero que a Assembleia Legislativa de conscientize disso e realmente vote. Porque, afinal de contas, o parlamentar, eu, o senhor, os deputados estaduais e federais, não podemos só esperar aplausos da população (sic)”, disse Bolsonaro.
Wilson Surfista Lima não é do PSL, é do partido Socialista brasileiro PSB, OK?
Corrija.