MANAUS – Quatro dos cinco membros titulares da CPI da Amazonas Energia, da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), já foram indicados pelos blocos partidários. A leitura dos nomes foi feita pelo presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), na sessão desta quinta-feira (2).
São eles: Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV), Dermilson Chagas (Podemos) e Fausto Júnior (MDB). O quinto integrante, informou Cidade, será anunciado no fim da sessão plenária.
Sinésio foi indicado pelo bloco PSB/PT/PDT. Bessa foi indicação do PV/PSD. O Podemos indicou Dermilson. E PSL/MDB/DC indicaram Fausto.
O bloco que deverá indicar o quinto membro deve ser o PP/PL, que tem cinco deputados – Álvaro Campêlo, Belarmino Lins, Mayara Pinheiro, Joana Darc e Cabo Maciel.
Entenda
Na quarta-feira (1º), Roberto Cidade admitiu instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a concessionária Amazonas Energia.
O pedido foi apresentado por Sinésio Campos, que conseguiu 10 assinaturas – eram necessárias oito.
O objeto da investigação é a apuração de denúncias da má prestação do serviço de distribuição de energia elétrica, principalmente no interior.
Segundo Sinésio, o serviço da concessionária no Estado “é uma porcaria” e o Legislativo amazonense precisa dar atenção aos problemas que a população vem sofrendo em decorrência da má atuação da empresa.
Desde 2019, a empresa opera a distribuição da energia, antes de responsabilidade da Eletrobras Amazonas Energia, que foi privatizada.