MANAUS – O secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio, e técnicos, passaram a tarde e noite de terça-feira (5) apresentando aos deputados da base as alternativas do governo para remanejar recursos de outras fontes para pagar despesas do setor da saúde.
Discutiram os planos do governo os deputados Alessandra Campêlo (MDB), Carlinhos Bessa (PV), Ricardo Nicolau (PSD), Mayara Pinheiro (PP), Joana Darc (PV), Therezinha Ruiz (PSDB), Fausto Júnior (PV) e Roberto Cidade (PV).
A principal alternativa do governo é acessar os recursos do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas). E para isso precisará do apoio e votos dos deputados.
Apesar das horas de discussão, a proposta não foi fechada. A única certeza dos deputados da base e do governo é que todo o dinheiro remanejado do FTI deve, obrigatoriamente, ser usado para pagar dívidas de empresas que estão com salários de trabalhadores atrasados.
Na terça, na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), o governador Wilson Lima (PSC) confirmou que o governo pretende usar recursos do FTI para pagar despesas da Susam (Secretaria de Estado de Saúde).