MANAUS – O bairro Adrianópolis é o que concentra o maior número de casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus, capital do Amazonas.
A informação consta no 1º boletim “Situação Epidemiológica de COVID-19 e da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado do Amazonas, 2020”, publicado nesta sexta-feira pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
O Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus, concentrava 10 casos até esta sexta-feira (27) – o número de casos totais foi atualizado neste sábado (28) pela FVS-AM.
Segundo o boletim, até a sexta-feira, havia casos confirmados de Covid-19 em 27 bairros da capital.
Depois do Adrianópolis, os bairros com os maiores números de infectados são, na sequência, Ponta Negra (zona Oeste), Parque 10 de Novembro (zona Centro-Sul) e São Jorge (Centro-Oeste).
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, atualizou a neste sábado a listagem de bairros líderes em casos confirmados. “(Temos o) Adrianópolis, que concentra o maior número, depois Ponta Negra e Parque 10, depois Tarumã e Flores”, informou, em transmissão ao vivo na internet.
Rosemary confirmou que há relação entre o maior número de casos e onde estão localizados neste momento: em bairros de classe média, de onde pessoas costumam viajar para fora do Amazonas com frequência por turismo e a trabalho, onde devem ter contraído o vírus.
“(Nesses bairros há pessoas que vieram de) congressos ou pessoas que estiveram fora do país, em função disso, nós temos uma maior concentração de casos nesses bairros. Sabemos que, com progressão da epidemia, outras zonas da cidade certamente sofrerão maior impacto, nas próximas semanas”, disse Rosemary.
O Amazonas registrou até este sábado 111 casos da doença. Desse total, 105 pacientes são da capital.
O Governo do Amazonas declarou que o Estado já está no estágio de transmissão comunitária do vírus.
A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível identificar a fonte de transmissão de pacientes que contraem a doença, o que indica que o vírus já circula entre a população.
Foto: fila para vacinação drive-thru para idosos contra Influeza em shopping do Adrianópolis. Altemar Alcantara/Semcom – 27/03/2020