MANAUS – O Governo do Amazonas anunciou nesta quinta-feira (28) o pagamento do Cartão Auxílio Estadual, no valor de R$ 600, para 100 mil famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O valor será pago em três parcelas (de R$ 200) a partir de fevereiro.
O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (PSC) em live nas redes sociais. O objetivo é assegurar a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade agravada pela pandemia de Covid-19.
O primeiro pagamento, segundo ele, vai ser feito no início de fevereiro. A segunda parcela será paga no fim de fevereiro e a terceira, em março.
Não será preciso se deslocar a nenhum local para se inscrever no programa. Os cartões serão entregues nas casas pelas equipes do governo. “Não é preciso ir no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), no Centro de Convivência, no banco ou em qualquer outro lugar para ter acesso ao cartão. Ele será entregue de casa em casa, até para evitar essa questão das aglomerações”, disse o governador.
Para conferir se você foi contemplado basta acessar o site www.auxilio.am.gov.br, que estará no ar a partir do dia 1º de fevereiro. Aí, basta incluir seu CPF e data de nascimento para verificar.
O cartão só poderá ser usado para comprar itens de necessidade básica, como alimentos, produtos de limpeza e higiene. Não será possível fazer saque em espécie (dinheiro vivo). A lista dos estabelecimentos que aceitarão o cartão, em todos os municípios do Amazonas, também estará disponível no site www.auxilio.am.gov.br.
Em Manaus, os cartões serão entregues a partir da próxima segunda-feira. Para o interior já há um cronograma elaborado pelo governo que deverá ser divulgado em breve.
Os critérios para a escolha dos beneficiados foram: maiores de 18 anos chefes de famílias em pobreza ou extrema pobreza constantes no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), cujas famílias tenham quatro membros ou mais, e ativos no Bolsa Família. O mês de referência foi novembro de 2020.
O governador Wilson Lima alertou que no ato de recebimento do cartão o beneficiado vai assinar um termo declarando preencher os requisitos para receber o auxílio. Caso seja constatada alguma irregularidade, o caso será levado aos órgãos de controle para investigação. Wilson frisou que ninguém deve receber o auxílio de forma indevida.
Como faço pra receber o auxílio
Eu kero
Ganha
Muito bom esse cartao,parabens governador
Preciso do auxilio estou desempregada desde quando começou pandemia e moro de favor
Tenho 3 crianças de menores somos 5 no cadastro único
Não fui contemplada do auxílio.am.gov
O decreto é pra pessoas que está no cadastro ou não?
Me explicar por favor???
Tenho 3 crianças de menores somos 5 no cadastro único para programas sociais do bolsa família
Não foi contemplada do auxílio do estado do Amazonas
O decreto é pra mas de 4 membros da família ou não
Me explicar por favor?????