MANAUS – O Amazonas já está autorizado a vacinar contra a Covid-19 pessoas abaixo dos 60 anos de idade que não tenha comorbidades comprovadas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo secretário estadual de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo.
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (26), em Brasília, durante reunião da comissão intergestores da Saúde tripartite, colegiado que reune representantes das pastas no governo federal, nos governos estaduais e prefeituras.
No entanto, o Amazonas deverá primeiramente encerrar a vacinação dos grupos prioritários para iniciar a imunização daqueles sem comorbidades, pelo critério etário decrescente: os mais velhos primeiramente.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), segundo Campêlo, Saúde já está fazendo os estudos para saber qual o percentual que poderá ser disponibilizado para vacinação abaixo de 60 anos.
“Nós vamos terminar a priorização dos grupos que estão sendo finalizados, mas quando nós identificarmos a possibilidade de um percentual para abaixo dos 60 anos já estamos autorizados a destinar esse percentual e a FVS, através do PNI estadual, vai estabelecer esse critério, que será pactuado pela comissão gestora bipartite do Amazonas e a partir daí será aplicado em todo Estado”, explicou.
Foto: João Viana / Semcom