MANAUS – Assessores do prefeito Arthur Neto (PSDB), incluindo aqueles com status de subsecretários, já compartilham em redes sociais fotos onde Alfredo Nascimento (PL) posa como candidato à chefia da prefeitura.
O movimento indica que o ex-prefeito terá o apoio do atual na campanha para sucessão do Executivo Municipal. No segundo mandato, Arthur não poderá disputar um terceiro.
Ao ESTADO POLÍTICO, na semana passada, o presidente municipal do PSDB, Luiz Alberto Carijó, disse que o prefeito tem um diálogo intenso em relação à eleição com Alfredo e que, entre os pré-candidatos, tem maior “afinidade” com ele.
“Há conversas com todo mundo e principalmente com o pré-candidato Alfredo Nascimento, onde a gente tem, assim, uma afinidade. Então, ainda está incerto, não tem nada declarado, mas há muita conversa no bastidor”, revelou Carijó.
No segundo turno da eleição de 2012, quando Arthur voltou para a prefeitura de Manaus (ele foi prefeito pela primeira vez entre 1989 e 1992), o tucano teve o apoio de Alfredo, que na época era senador. No primeiro turno, o partido do Alfredo, o PL (que na época se chamava PR), teve candidatura própria, a de Henrique Oliveira, mas ficou em terceiro lugar.
Já em 2016, o partido de Alfredo foi para o segundo turno contra Arthur (que buscava a reeleição) com a candidatura do hoje deputado federal Marcelo Ramos.
Nas campanhas vitoriosas de Alfredo em 1996 e 2000 pela prefeitura da capital, o PSDB marchou de forma independente (com candidatura própria em 2000, a de George Tasso, e coligou com Serafim Corrêa, do PSB, em 1996).
O PSDB é comandado no Amazonas por Arthur. O partido, segundo Carijó, vai se posicionar nesta eleições ou tendo candidatura própria ou apoiando um nome de outra sigla.
“O prefeito só vai decidir isso no dia 15 de setembro. De qualquer maneira o prefeito terá uma posição política”, disse Carijó.
O apoio da máquina da prefeitura sempre tem um peso significativo nas eleições, com um número muito grande de servidores comissionados fazendo campanha a fim de permanecerem nos postos na nova gestão.
+Comentadas 1