MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), reafirmou na manhã desta quarta-feira (6), que 2019 será o ano do investimento e realizações em infraestrutura urbana e da educação. A afirmação foi feita durante a abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Manaus.
De acordo com Arthur, a Prefeitura possui aproximadamente R$ 755 milhões em créditos aprovados e pré-aprovados junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Comissão Andina de Fomento e BID, que deverão ser aplicado em obras como a construção de passagens de nível na avenida Constantino Nery com as ruas João Valério e Pará, um viaduto no conjunto Manoa, a conclusão do projeto PAC Cidades Históricas e para as obras do Plano de Verão que serão anunciadas em breve. As obras estão em fase de preparação do processo licitatório.
“Nós queremos fazer essas obras de arte com mais flexibilidade, a exemplo do viaduto 28 de março. O viaduto do Manoa é uma obra exigida há muito tempo e que terá essa caraterística de flexibilidade com várias saídas de trânsito. Fiz um balanço do que já fiz e as perspectivas para 2019 que são muito boas. Os recursos próprios que dispomos e os recursos das instituições nacionais e internacionais vão significar um pacote de obras gigantesco”, disse o prefeito.
O prefeito chegou à Câmara acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, e a solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, de todos os secretários e subsecretários municipais, além de assessores próximos e outras autoridades convidadas.
Meta: 80% da cidade com serviço de esgoto
Além das obras de infraestrutura, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, destacou a ampliação da captação e tratamento de esgoto, que será levado pela empresa Águas de Manaus, que tem como meta atingir 80% da cidade com esse serviço até o ano de 2030.
Construção de 11 escolas
Arthur também destacou que este é o ano da ampliação da infraestrutura da educação, com a construção de 11 complexos educacionais direcionados à educação infantil e fundamental, além de sete creches.
“Somos Triplo A”, garante prefeito
Um dos principais destaques apresentados pelo prefeito foi o equilíbrio obtido, segundo Arthur Neto, nas contas públicas, com a cidade de Manaus ganhando referência nacional e até internacional na correta e eficaz gestão dos recursos públicos, mesmo em meio à crise econômica que se estendeu pelos últimos três anos no país.
“Hoje, Manaus é reconhecida e premiada por instituições nacionais e internacionais, por sua correção e transparência na gestão pública. Somos Triplo A, ou seja, temos entrada garantida no mercado financeiro para pleitear empréstimos, porque temos capacidade de endividamento, saúde financeira e credibilidade. Hoje, as instituições financeiras oferecem recursos para os nossos projetos, o que era uma situação impensável há poucos anos”, afirmou Arthur.