MANAUS – O PSDB está concentrado em buscar candidaturas femininas para as eleições de 2022. A afirmação foi dada pelo presidente do partido no Amazonas, que se lançou às prévias presidenciais tucanas, Arthur Virgílio Neto, em entrevista à rádio BandNews Difusora na segunda-feira (11).
Um perfil ideal apresentado pelo ex-prefeito de Manaus para a disputa local é o da socióloga Kátia Schweickardt, que foi sua secretária de Educação – filão eleitoral que dentro do partido é capitaneado hoje pela deputada Therezinha Ruiz, fora do ninho tucano são apontados como prováveis candidatos “da educação” no próximo pleito Pauderney Avelino (DEM), atual titular da Semed, e a vereadora Professora Jacqueline (PL).
Segundo Arthur, as prévias e a essa busca por candidatas são as prioridades nacionais da legenda. “[Busca por] candidatas de verdade, que tenham a intenção de disputar o Senado, a Câmara dos Deputados, e a Assembleia”, declarou.
“Estamos fazendo um trabalho muito intenso de organização do partido. Não temos a pretensão de criar nada gigante, nada que não se aferre à realidade, que tenha uma militância organizada e seja capaz de obter um bom desempenho nas próximas eleições e, melhor ainda, nas vindouras”, afirmou.
Entre as propostas de reorganização e recuperação de protagonismo do partido – que teve um desempenho pífio em 2018, está a inserção cada vez maior das mulheres na política, disputando os cargos eletivos que estiverem à disposição no momento
“Queremos ter candidaturas de mulheres que estejam dispostas a ir à luta, a enfrentar o desafio da política”, disse.
Para Arthur, a busca por mulheres verdadeiramente interessadas deve se dar nas universidades, no serviço público, nos bairros. “Onde quer que estejam”, disse. Foi nesse contexto que ele deu como exemplo a ex-secretária Kátia Schweickardt. “Imagina termos um grupo de mulheres com o perfil dela como candidatas?”, disse.
O tucano não detalhou para qual cargo seria uma eventual candidatura de Kátia. A tendência dentro do partido hoje é que o próprio Arthur seja candidato ao Senado após o fim das prévias.
Fotos: Semcom/acervo
Perfil
Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt é carioca e está radicada há mais de 20 anos em Manaus. Formada em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas, tem doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam. Foi coordenadora geral do Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas (CEUC), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (ex-SDS, hoje Sema). Antes de assumir a Semed, foi secretária municipal de Meio Ambiente da capital entre 2013 e 2015 É professora do Departamento de Ciências Sociais da Ufam.