MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Neto, do PSDB, anunciou na noite desta segunda-feira, 23, que sobras dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) serão usadas para pagar um 16º salário aos professores da rede municipal de ensino.
A informação foi confirmada após reunião com gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). De acordo com a Semcom, o prefeito já havia anunciado anteriormente o pagamento dos 14° e 15° salários para professores da rede municipal, incluindo, pela primeira vez, profissionais da educação infantil.
O valor do repasse está sendo levantado pela Semed, considerando os custos com salários e premiações, dentre outros pagamentos que envolvem o custeio da rede municipal de ensino via Fundeb. A expectativa é de que o total de recursos em sobra, bem como o quantitativo de educadores a ser contemplado, seja divulgado até o final deste mês de novembro.
“Tudo que conquistamos na educação básica em Manaus foi com a participação direta dos professores, que assumiram conosco o compromisso de colocar Manaus entre as dez melhores cidades deste país no Ideb. Por isso, nada mais justo que conceder mais essa homenagem, oferecendo a eles um benefício a mais neste fim de ano”, disse o prefeito.
A fala de Arthur, que deixa a chefia da Prefeitura em 31 de dezembro deste ano, vai na contramão da registrada em 2017. Naquele ano, o prefeito criticou o governador interino, David Almeida, por pagar abono aos professores da rede estadual.
“Chega de divisão, chega de intrigas, chega de gente que quer complicar. Nós somos pobres, nós temos que trabalhar. Não é possível ficarem inventando crise na educação. Estamos cumprindo com os nossos deveres; a nossa política não é de abono. Abono não incorpora na aposentadoria. E mais: abono parcelado que quem paga é o governador que vai entrar? Quer dizer: quer criar problema para o novo governador. Pensa que vai criar problema pra mim, não vai. Estamos fazendo uma coisa muito mais forte do que dar abono. Estamos fazendo a progressão funcional, Estamos fazendo as promoções, para darmos incentivo de carreira”, disse Arthur em setembro de 2017.
Na eleição deste ano para prefeito de Manaus, David disputa o 2º turno contra Amazonino Mendes (Podemos), que foi três vezes prefeito da capital amazonense. Nas pesquisas de intenção de votos, David aparece como favorito para vencer o pleito.