MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), reagiu nesta quinta-feira, 18, às declarações dadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista à GloboNews, em relação aos incentivos fiscais que garantem a subsistência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).
“O que espero de Guedes é que ele reconheça o peso do Polo Industrial de Manaus, como faz a Organização Mundial do Comércio, a OMC, na manutenção da floresta em pé”, afirmou o prefeito.
O prefeito defendeu que o modelo Zona Franca de Manaus erigiu um polo industrial altamente pagador de tributos federais e, caso acabe e os investimentos se voltem para atividades agropastoris predatórias, poderá haver problemas diplomáticos e até o nervosismo militar internacional.
“Como diz o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas, Márcio Holland, o problema é que, de cada 100 economistas brasileiros, 110 nunca pisaram na Amazônia. Se o ministro [Paulo Guedes] fechasse os olhos por alguns minutos, em meditação, e imaginasse que tamanho de prioridade a Alemanha daria à Amazônia se esta fosse território seu, certamente compreenderia o desperdício que, governo após governo, o Brasil pratica em relação a sua região mais rica e estratégica”, alertou Virgílio.
Entrevista
Na entrevista, questionado sobre os incentivos ao Modelo Zona Franca, Paulo Guedes usou de ironia para deixar claro que não precisa mexer diretamente com a ZFM para extinguir o modelo.
“As respostas são muito claras. A Zona Franca de Manaus fica do jeito que ela é. Ninguém nunca vai mexer com ela. Agora isso quer dizer que eu não vou simplificar impostos no Brasil? Eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, porque, senão não tem vantagem para Manaus? Não existe isso”, disparou Guedes.
“Mas olha que coisa linda que você está dizendo. Está dizendo que: ‘você vai mexer na Zona Franca de Manaus?’ Não. Não vou mexer na Zona Franca de Manaus. [Se] está na Constituição, está lá. Agora, e se os impostos caíssem todos para zero? Eu não mexi na Zona Franca de Manaus”, declarou o ministro em outro trecho da entrevista.