MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), afirmou na tarde desta quinta-feira (15), que o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PRTB), apoiou uma invasão comandada por traficantes. A invasão a que o prefeito se refere é a Cidade das Luzes, localizada no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
“Falar que ele (Wilson Lima) tem um vice que ajudou a implantar a Cidade das Luzes, que oferece a beira do rio para o tráfico de drogas, isso é falar mal? Não vou deixar de dizer que a Cidade das Luzes não é para pobrezinho coisa nenhuma, é para facilitar a vida do tráfico de drogas. E já tem o Cidade das Luzes 2, e se esse rapaz (Carlos Almeida) não tiver o caráter de usar seu apoio militar para retirar aquele pessoal, eu estou aqui para ajudar, porque ajudei o ex-governador Melo e seu ex-secretário Sergio Fontes, e tiramos de lá os traficantes”, disse Arthur.
Em entrevista ao jornal A Crítica, em 28 de março de 2018, Carlos Almeida, no cargo de defensor público e titular da Defensoria Especializada de Atendimento de Interesses Coletivos, disse que a ocupação irregular seguiu com o conhecimento do Estado e do Município. Na ocasião, Almeida declarou que a Cidade das Luzes, assim como qualquer outra ocupação irregular na cidade, é consequência de um problema: a falta de planejamento.
Para Arthur, se a invasão na Cidade das Luzes seguir sem interferências do estado, por meio das forças de segurança, “significa dizer que o governo está dando um passo livre para o tráfico tomar conta de Manaus”.
“Eu não me conformo com isso e jamais vou me calar. Ele (Carlos Almeida) estava lá, ajudou os traficantes, era uma das figurinhas mais agitadas, e não é mais criança, é uma figurinha grande. Ele enganou o arcebispo, enganou a Kátia (titular da Semed)”, declarou o prefeito.
O site fez contato com a Secretaria de Comunicação do governo. A matéria será atualizada se houver alguma manifestação do vice-governador.