MANAUS – O senador Eduardo Braga (MDB) confirmou na manhã deste sábado (4), em convenção, sua candidatura à reeleição ao Senado. Nas duas últimas eleições (2014 e 2017), o senador tentou, sem sucesso, voltar para o Governo do Amazonas.
Diferente dos anos anteriores, Braga disputará este pleito distante dos tradicionais aliados. Neste sábado, o MDB confirmou o isolamento no Amazonas, anunciando que vai coligar apenas com o nanico DC (antigo PSDC).
Segundo o senador, sua aliança este ano é com quem acredita que sonhar é possível, e não com poderosos. “Aqui não tem uma aliança com poderosos. Aqui tem uma aliança de quem acredita que sonhar é possível, e de que fazer é uma obrigação”, discursou Braga.
Problemas do AM
Em seu discurso, Braga citou das promessas cumpridas que fez ao eleitora quando se elegeu senador, em 2010. Como exemplo, lembrou da sua atuação na área de energia e educação.
O político também falou de suas obras como governador do Amazonas, como a ponte Rio Negro. E disse que quando esteve no governo o estado não tinham os problemas que tem hoje.
“O Amazonas vive desafios na segurança, na saúde, gerar emprego é um desafio no Amazonas, mas quando tivemos no governo, conseguimos fazer isso. Precisamos voltar a fazer isso”, disse Braga.
Ao sustentar a necessidade de sua permanência no Senado, Braga lembrou que futuras brigas que serão travadas em Brasília, em que o Amazonas precisa ter voz para defender seus interesses.
“O Brasil vai eleger um novo presidente, seja qual for, vai propor reformas. Entre elas a reforma tributária. E nós vamos precisar ter voz para que a reforma tributária não acabe com a Zona Franca de Manaus (ZFM)”, disse Braga. “Espero que Deus e o Amazonas dê a oportunidade de nós podemos chegar mais uma vez ao Senado, para cumprir com as nossas missões, com os nossos sonhos”, completou.
Desempenho
Governador do Amazonas por duas ocasiões, ex-ministro de Minas e Energia de Dilma Rousseff, Braga figura entre os favoritos a conquistar uma das duas vagas em disputa no Senado este ano, segundo pesquisas divulgadas até aqui.
Aliados
Candidata à reeleição, a deputada estadual Alessandra Campêlo incentivou o público a votar em Eduardo, independente do lado que escolherem para o Governo do Amazonas.
“Estou orgulhosa de estar aqui nesse palanque, porque aqui estão pessoas que lutam pelo Amazonas. Eu não poderia fazer uma escolha diferente, estou ao lado do senador que foi o melhor governador que esse estado já teve. Tenho orgulho como mulher, como mãe, foi a melhor escolha. Eu apoio o senador que defendeu a Zona Franca. Não importa o seu lado, no senado é Eduardo. Nós vamos caminhar juntos, unidos em torno de um objetivo, garantir que o Eduardo seja o mais votado. Vamos votar nele porque o Eduardo tem prestígio para dialogar com qualquer presidente”, defendeu Alessandra.
O deputado federal Gedeão Amorim, que disputa a reeleição, afirmou que Braga, no Senador, atraiu mais recursos para o estado do que os governadores do Amazonas.
“Nós não podemos nos dar ao luxo de perder uma pessoa tão importante para o Amazonas, que nos últimos anos conseguiu mais recursos do que os governadores que aí estão. Como pode esse pessoal estar aí vivendo, se temos mais de 800 mil desempregados no Amazonas. Mas temos uma pessoa firme e que pode continuar empreendendo esforços pelo Amazonas. E peço a todas as lideranças políticas que lutem pelo Eduardo”, disse Gedeão.
A Convenção Partidária do MDB foi realizada no Rancho Sertanejo, localizado na avenida Professor Nilton Lins, 219, em frente ao Aeroclube, bairro Flores.