MANAUS – O vereador William Alemão (Cidadania) terá a conduta avaliada pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar gravou um vídeo na sexta-feira, 23, onde ensaia a coreografia da “dança do carpinteiro” em seu gabinete na Casa Legislativa.
Não há entre as previsões legais do trabalho do vereador o uso de patrimônio público para a promoção de conteúdo de entretenimento vulgar.
A repercussão negativa do vídeo fez Alemão pedir desculpas aos demais vereadores na sessão desta segunda-feira (26). Ele disse que o vídeo foi gravado no intervalo do almoço da última sexta-feira (23). “Sempre fui irreverente, já fiz vários vídeos”, lembrou. “Nunca passou pela minha cabeça desrespeitar a Câmara Municipal”, declarou.
Em nota divulgada à imprensa, a presidente da Comissão de Ética, vereadora Glória Carratte (PL), informou que a comissão irá se reunir ainda está semana para avaliar se houve quebra de decoro por parte do vereador.
Glória Carratte disse que, pessoalmente, não vê no gesto do vereador gravidade suficiente para uma punição mais severa, como a perda de mandato, por exemplo, entretanto, acredita que William Alemão deva ser advertido, para dá uma satisfação para a sociedade.
“É o nosso dever, como representante do povo e autoridade constituída, ter uma postura diferenciada. Mas, como é ele é jovem, está nos eu primeiro mandato, cabe a nós, com mais experiencia de parlamento, e até de vida, aconselhar, orientar e conversar. Nós estamos aqui pra isso”, afirmou Carratte.
Para a parlamentar, o comportamento de Alemão pode ser creditado a falta de experiência do empresário no parlamento, cabendo a comissão de Ética aplicar apenas uma advertência ao vereador.
De acordo com Gloria Carratte ainda nesta terça-feira a Comissão de Ética deve definir a data da reunião para tratar sobre o assunto.
Além da vereadora, fazem parte da comissão, os vereadores Diego Afonso (PSL), Jaildo Oliveira (PCdoB), Everton Assis (PSL), Elan Alencar (Pros), Sassá da Construção Civil (PT) e Marcel Alexandre (Podemos).