MANAUS – O presidente do Caprichoso, Jander Lobato, confirmou neste domingo (25) a saída de David Assayag do quadro artístico do bumbá. Mais cedo, circularam nas redes sociais fotos de David, até então levantador de toadas oficial do Caprichoso, assinando contrato com o Garantido.
Em um pronunciamento feito nas redes sociais, Jander Lobato afirmou que David não respondeu nenhum dos telefonemas da diretoria azul e branca, o que, na avaliação dele, reforça que o cantor não queria mais fazer parte dos planos para a temporada 2021.
Jander disse que recorreu a um irmão do artista, na tentativa de dialogar sobre o assunto. O irmão teria confirmado a decisão de David de sair do Caprichoso, que seria oficializada em breve por meio de um comunicado. “Nós tentamos de todas as formas conversar, sempre fui muito respeitoso com nossos artistas e queria entender a situação”, declarou.
Até o fechamento deste texto, na manhã desta segunda-feira (26), o Garantido não tinha confirmado a contratação de David.
Histórico
David Assayag, 52, ficou 10 anos no Touro Negro. Um dos fundadores da banda Canto da Mata, David iniciou no carreira no Caprichoso.
Mas, tornou-se levantador oficial do Garantido em 1995, onde ficou até 2009, quando voltou ao Caprichoso para também ocupar o posto de levantador oficial.
Com a saída de David, o Garantido escolheu Sebastião Jr. para o posto de levantador oficial.
No Garantido, viveu viveu a fase de maior repercussão do Festival de Parintins, nos anos 90, e gravou toadas que entraram nas paradas de sucessos das rádios brasileiras e fizeram sucesso internacional, como Vermelho e Lamento de Raça.
Nos dois bois, ele soma 14 títulos conquistados.
O cantor é cego desde a infância por conta de acidentes. Ele tentou algumas vezes recuperar a visão por meio de cirurgias, mas sem sucesso.
Caminho do Caprichoso
A saída de David do Caprichoso, segundo Jander Lobato, não muda os objetivos e projetos do bumbá para o 55º festival. “Nós continuamos firmes, não vamos brigar por alguém que não quer permanecer conosco. Só fica aqui quem ama de verdade esse boi. O Boi Caprichoso é maior que qualquer pessoa, seja presidente, diretor ou item, e isso tem que prevalecer”, declarou.
O presidente assegurou que em breve anunciará o próximo item 02 (Levantador de Toadas), que pode ser pela primeira vez na história uma mulher. “Uma coisa eu posso confirmar, o nosso próximo levantador ou levantadora será vencedor ou vencedora, junto aos demais itens que formam o time mais forte do Festival Folclórico de Parintins”, disse.
Previsto para ser realizado neste ano, o 55º festival teve que ser adiado em função da pandemia de Covid-19. A expectativa é que ele possa ser realizado no próximo ano.