MANAUS – Após um ano sem novos casos, Manaus registra 4 casos de sarampo. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Manaus na terça-feira, 10.
Todos os municípios do Amazonas estão em campanha de vacinação contra sarampo. A Prefeitura de Manaus informou que vai intensificar a ação, após a confirmação dos 4 casos.
As autoridades municipais e estaduais de saúde atribuem a ocorrência de casos de sarampo à baixa adesão da população às campanhas de vacinação.
Em 2018, o Brasil viveu um surto da doença. Em Manaus, o último caso após o surto havia sido registrado em janeiro de 2019. Os casos novos foram registrados entre janeiro e fevereiro deste ano.
Conforme a Semsa, dos quatro casos confirmados, três estão na faixa etária de 15 a 26 anos e um em uma criança de oito meses de idade, todos do sexo masculino. O paciente de 15 anos é considerado como caso “importado”, já que retornou de viagem da Europa apresentando os sintomas da doença, por isso, é de fundamental importância procurar a imunização e completar o esquema vacinal.
“Entre as quatro pessoas com confirmação para o sarampo, três têm mais de 15 anos e poderiam ter o esquema completo de vacinação contra a doença, já as crianças só podem completar o esquema vacinal aos 15 meses de vida, e antes disso continuam sem proteção total contra a doença”, alerta o secretário da Semsa, acrescentando que com a circulação do novo coronavírus no país é ainda mais importante que as pessoas procurem a imunização contra o sarampo, evitando o risco de infecção combinada das duas doenças.
A vacina contra sarampo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Leia mais informações sobre a vacinação aqui.