Por Lúcio Pinheiro |
Com o desempenho dos alunos da rede municipal em queda, em Matemática e Português, a Prefeitura de Manaus decidiu pagar hora extra para professores estenderem em hora a carga horária diária das duas matérias.
O decreto regulamentando o pagamento extra foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 13, corrigindo uma versão publicada anteriormente. Segundo a prefeitura, a iniciativa faz parte do programa “Mais Educação”.
O objetivo do programa é melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) – Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segundo o decreto, a hora extra será paga com um acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal de trabalho.
Pelo regumento do “Mais Educação”, os alunos do turno da manhã terão mais uma hora de aula entre 11h e 12h. Enquanto os da tarde ficarão em sala de aula por mais uma hora, entre 17h e 18h (Leia a íntegra da portaria no final do texto).
Melhorando desde 2013, o desempenho dos alunos do 5º ano da rede municipal em matemática caiu na última avalição. O mesmo foi registrado na avalição de português.
O último período avaliado refletiu o prejuízo da pandemia sobre a educação (veja os dados abaixo divulgados pelo MEC em 2022).
Rendimento dos alunos no início do Ensino Fundamental:
O aprendizado dos alunos do 9º ano também regrediu nas duas matérias, entre os anos de 2019 e 2021 (Veja abaixo).
Rendimento dos alunos no final do Ensino Fundamental:
Leia abaixo Decreto n. 5.528 da prefeitura sobre o “Mais Educação”: