MANAUS – Ao criticar o colega de oposição Delegado Péricles (PSL) de manobrar à favor do governo, o deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirmou que Deus estava vendo o que o político do PSL fez ao propor uma nova CPI na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) nesta terça-feira, 6.
“Lamento muito. A sociedade não vai ver essa CPI instalada aqui. Não vai ter as oito assinaturas, por causa de vaidade, simplesmente isso. Mas, Deus tá vendo”, reclamou Dermilson.
O pedido para abrir a “CPI da Asfixia”, como é chamada a proposta de Péricles, abriu concorrência à CPI proposta pela oposição que está a uma assinatura para ser instalada e é defendida por Dermilson.
A proposta de Péricles, que é bolsonarista, recebeu a adesão de parlamentares de centro esquerda, como Serafim Corrêa, do PSB, e Sinésio Campos, do PT.
A CPI proposta por Péricles tem como foco apurar os fatos relacionados à crise de oxigênio no Amazonas. Na sessão desta terça, Serafim e Sinésio disseram que eram favoráveis à investigação, mas não à proposta por Dermilson e sim a de Périclas.
Serafim e Sinésio entendem que deve ser investigado o incentivo ao “tratamento precoce” com cloroquina durante a crise, fato que estaria relacionado à falta de oxigênio. E que por isso a linha de investigação apresentada pelo parlamentar do PSL seria a mais adequada.
Já a CPI proposta por Dermilson Chagas e Wiker Barreto, ambos do Podemos, tem um objeto mais amplo, defendendo investigar contratos do governo em diferentes pastas. A proposta tem sete assinaturas e precisa de oito para tramitar.
A apresentação do novo pedido de CPI, por volta das 10h, pegou Dermilson de surpresa, o que irritou o deputado.
Dermilson acusou Péricles de manobrar à favor do governo. O deputado do PSL respondeu de que o colega que não tem interesse em investigar, e que propõe pedido de CPI genérico para transforma a comissão em palanque.
Segundo Péricles, Dermilson age orientado pelo senador Eduardo Braga (MDB).
“Você tem que dar [satisfação] ao Eduardo Braga. Essa é nossa grande diferença. O senhor tem grupo político, eu não. A sua CPI é genérica, não tem fato determinado”, disse Péricles.
+Comentadas 1