Da Redação |
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), disse nesta terça-feira (19), que ainda busca resolver por meios políticos a briga com o governo federal sobre a redução das alíquotas de IPI de produtos produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Na semana passada, Wilson prometeu derrubar a medida do governo de Jair Bolsonaro (PL) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).
Questionado sobre o assunto, nesta terça, o governador afirmou que tem uma reunião com o presidente na próxima semana para buscar uma saída para o caso fora do Judiciário.
“Não desistimos da ação. A gente continua lutando. A gente tá encontrando um caminho político para resolver isso”, disse Wilson, acrescentando: “estive ontem em Brasília, conversando com alguns interlocutores do governo federal e marquei uma agenda com o presidente Jair Bolsonaro na semana que vem. (…) Quando o presidente disse que vai garantir os interesses da Zona Franca e a competitividade, eu acredito nisso e estou indo lá semana que vem para a gente entender como é que vamos fazer essa construção”.
A redução do IPI para todo o país compromete a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM), que reúne cerca de 500 indústrias e gera mais de 100 mil empregos diretos.
Cronologia
Em 9 março deste ano, o governador do Amazonas Wilson Lima e outros representantes da indústria amazonense se reuniram com o presidente Bolsonaro, que na ocasião assegurou que o modelo ZFM não seria prejudicado na publicação de novo decreto. O presidente descumpriu a promessa feita a Wilson, que é seu aliado no estado.
Wilson vai ao STF contra decreto de Bolsonaro que prejudica ZFM (estadopolitico.com.br)