Da Redação |
A Procuradoria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) emitiu parecer favorável à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
O parecer foi lido na manhã desta terça-feira (16) pelo presidente da CMM, Caio André (União Brasil), que integra o grupo de oposição ao prefeito David Almeida (Avante).
Segundo Caio André, na segunda-feira (22), ele fará uma reunião do colégio de líderes para tratar da instalação oficial da CPI.
“Portanto, diante do exposto, entende-se que os pré-requisitos básicos para a instauração da CPI foram devidamente atendidos. Esse foi o parecer da nossa procuradoria. Então, informo aos senhores vereadores, que na segunda-feira, iremos reunir o colegiado de líderes para a instauração da referida CPI”, declarou Caio André.
O objeto da CPI é investigar possíveis irregularidades na forma com que a Semcom repassou verba pública a um site em Manaus.
A oposição fez o movimento para instaurar uma CPI depois da publicação de um vídeo em que um motorista de um site aparece dizendo que recebeu dinheiro vivo na sede da Semcom.
Após a veiculação do vídeo, a Prefeitura de Manaus contratou uma empresa de perícia. No parecer, o perito responsável indicou que as imagens foram manipuladas.
Após a perícia, no dia 20 de março, o então secretário de Comunicação, Israel Conte, foi à CMM, onde expôs trechos do relatório da perícia.
Na ocasião, Israel disse que desde o primeiro momento era possível perceber que o vídeo tinha sido manipulado com o objetivo de prejudicar a imagem da Prefeitura de Manaus.
Ao sair da CMM, Israel apresentou o caso ao Ministério Público Estadual (MP-AM) e à Polícia Civil (PC-AM).
Israel não é mais secretário de Comunicação. No último dia 6 de abril, foi anunciada a saída do jornalista. No lugar dele, assumiu o cientista político Jack Serafim.