MANAUS – A bancada federal do Amazonas tem agendada para a tarde desta terça-feira, 23, uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Está na pauta da reunião a decisão do presidente Jair Bolsonaro em reduzir o imposto de importação de bicicletas de 35% para 20% de forma gradual até o fim deste ano.
A informação foi divulgada pelo deputado federal José Ricardo, do PT, em sua conta no Twitter.
“Agora a pouco participei da reunião da bancada amazonense do Congresso para tratar sobre as medidas prejudiciais do governo federal na Zona Franca e sobre as emendas parlamentares. Mais tarde teremos reunião com Paulo Guedes para também tratar desses assuntos”, escreveu José Ricardo.
Ao ESTADO POLÍTICO, o senador Plínio Valério, do PSDB, informou que a reunião será no gabinete de Paulo Guedes. A reunião será às 18 horas.
A redução do imposto de importação de bicicletas foi anunciada por Bolsonaro na quarta-feira, 17, em suas redes sociais. Conforme publicação do presidente, a redução será para 30% em março, 25% em julho até chegar em 20% em dezembro.
A redução terá forte impacto na Zona Franca de Manaus (ZFM), avalia a bancada federal do Amazonas. Isso porque a alíquota alta é um dos atrativos para a instalação das indústrias no Polo Industrial de Manaus (PIM), que emprega cerca de cinco mil pessoas neste setor.
A redução do imposto também favorece a produção de outros países, cujos produtos ficarão mais baratos no mercado brasileiro.
Reação
Na semana passada, o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSD), enviou carta a Bolsonaro pedindo que seja revogada a redução de alíquota do Imposto sobre a Importação, que atinge o Polo de Bicicletas da Zona Franca de Manaus.