MANAUS – Comandante da Polícia Militar em Tabatinga durante a reação policial que resultou na morte de sete jovens, o tenente-coronel Eddie César foi transferido. A informação é da Folha de S. Paulo.
O anúncio, segundo o jornal, foi feito pelo secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, nesta terça-feira (13) durante sabatina na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Além de Eddie César, outros policiais militares foram transferidos do município. O quantitativo não foi informado. O destino de Eddie César também não.
A onda de mortes ocorreu nos dias 12 e 13 de junho, mas só veio a público após reportagem da Folha de S. Paulo. A matança foi uma reação à morte do sargento Michael Cruz, que foi assassinado a tiros. Após o crime, supostos envolvidos na morte foram executados. Corpos foram jogados no lixão da cidade.
Aos deputados, Louismar Bonates disse que o comando foi afastado “mesmo não tendo nada comprovado da participação efetiva ou dolosa da Polícia Militar”. “Mas entendemos que deveríamos dar uma resposta imediata”, disse.
“Retiramos o comandante, foi penalizado porque realmente vinha fazendo um trabalho considerado bom”, afirmou o secretário.
Em 2019. o militar agora elogiado pelo secretário foi afastado da direção de uma escola por supostamente convidar alunas para fazer sexo a três (confira uma matéria do Estadão sobre o assunto).
Na ALE-AM, Bonates disse ainda que o delegado da Polícia Civil Renato Simões, dois investigadores e um escrivão foram enviados à cidade, na tríplice fronteira, para reforçar as investigações. “Estão pegando os projéteis que estavam nos corpos para fazer a comparação balística e identificar possivelmente armas de policiais”, declarou.
+Comentadas 2