MANAUS – Após vários bairros de Manaus sofrerem por três dias com desabastecimento de água, a Ageman (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus), da Prefeitura de Manaus, informou nesta segunda-feira, 24, que notificou a empresa Águas de Manaus para prestar os esclarecimentos, em até 48 horas.
Segundo a Ageman, a concessionária terá que esclarecer às causas e procedimentos adotados nos últimos dias, a fim de sanar o problema de desabastecimento de água tratada na capital, assim como as medidas preventivas que deverão ser aplicadas como forma de evitar futuros episódios semelhantes.
A Ageman vai analisar todas as informações prestadas pela empresa Águas de Manaus e caso seja comprovado que houve ineficiência ou erro de procedimento por parte das condutas adotadas pela concessionária, o órgão regulador municipal poderá multar a empresa.
Desde sexta-feira à tarde, a Ageman, por meio de seus técnicos, está acompanhando e monitorando as manutenções emergenciais realizadas nas dependências do complexo Ponta do Ismael, bem como determinou também o envio de carro-pipa para abastecer diversas áreas da cidade como unidades de saúde de urgência e emergência, além de bairros, de acordo com a demanda dos usuários.
O caso
O problema iniciou na sexta-feira (21), por conta de uma falha na Estação de Tratamento de Água 1 (ETA 1), no bairro Compensa, na zona Oeste.
No sábado (22), a empresa responsável pelo fornecimento de água da capital amazonense, Águas de Manaus, informou que problema seria corrigido até o início da tarde daquele dia, com o restabelecimento do fornecimento de forma gradativa.
Passadas 24 horas desde a informação de conclusão do serviço, vários locais ainda registravam desabastecimento, inclusive bairros da zona Oeste, que estavam próximos à subestação.
Segundo a Águas de Manaus, inicialmente, o sistema foi paralisado devido à falta de energia que afetou a linha que abastece a unidade, no início da tarde de sexta (21).
Após o reestabelecimento da energia elétrica, a ETA 1 apresentou uma ocorrência mecânica e foi novamente paralisada.