MANAUS – Após receber apenas 2 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o governador Wilson Lima acompanhou, na madrugada desta quinta-feira (25), a chegada de um lote de 76 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus do tipo AstraZeneca/Oxford, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Agora, o estado soma 78 mil imunizantes recebidos entre a quarta e a madrugada da quinta-feira que serão destinadas para o grupo prioritário entre 60 e 69 anos de idade.
“Estamos recebendo hoje mais 78 mil doses, que serão importantes nesse planejamento que nós construímos junto com o Governo Federal. Essas doses serão destinadas para esse grupo prioritário entre 60 e 69 anos de idade. Nós temos pressa em vacinar a nossa população, e ainda na madrugada de hoje os nossos colaboradores da Fundação de Vigilância em Saúde irão fazer a divisão para os municípios, entregando logo cedo para Manaus e também para os municípios do interior, para que a gente possa colocar em ação aquele nosso programa de aceleração de vacinação, uma vez que tanto as Forças Armadas quanto voluntários vacinadores estão preparados para iniciar esse trabalho”, explicou o governador do Amazonas, Wilson Lima, do PSC.
As 76 mil doses foram transportadas para a área de armazenamento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Além desta remessa de AstraZeneca, o Amazonas deve receber, ainda nesta semana, outras 42 mil vacinas do tipo CoronaVac, do Instituto Butantan, somando 120 mil imunizantes. Desse total, serão aplicadas doses em 86.667 pessoas de 60 a 69 anos, conforme definido pelo Fundo Estratégico.
“Há uma união em torno do combate à pandemia e de soluções para que possamos voltar a nossa vida à normalidade. O Governo Federal tem correspondido com o envio dessas vacinas, inclusive com doses a mais, levando em consideração a nossa situação, e nós estamos dando a resposta sendo o estado que mais tem vacinado no Brasil”, declarou o governador.
Erro de logística
Nesta quarta-feira, 24, o governo do Amazonas criou a expectativa de receber 78 mil doses de vacinas contra a Covid-19 vindas do Ministério da Saúde, mas viu chegarem apenas 2 mil. Em entrevista à Folha de São Paulo, o governador Wilson Lima disse que havia ocorrido “alguma confusão” e que já estava em contato com o Ministério da Saúde.
A planilha do MS, segundo a reportagem, mostra que 78 mil doses teriam sido enviadas para o Amapá, que contava com a chegada de 2 mil.
Grupos prioritários
Conforme o Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do MS, nesta primeira fase da vacinação, está prevista a imunização de pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, além de pessoas institucionalizadas com deficiência.
Vacinação
Em todo o estado, já foram aplicadas 259.439 doses de vacina até esta quarta-feira (24/02), sendo 225.662 de primeira dose e 33.777 de segunda dose, de acordo com dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM).
FOTO: Diego Peres/Secom