MANAUS – Dois dias após o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), criticar a falta de envolvimento de seu secretariado na campanha de vacinação contra a H1N1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) anunciou nesta sexta-feira (22) que dobrou os pontos de vacinação na capital. Além dos 30 anunciados inicialmente, a secretaria abriu mais 33 novos pontos.
“Disse aos secretários que se mobilizassem e unissem esforços junto à equipe da Semsa, porque essa luta contra a Influenza é de todos. Queremos cumprir com a nossa meta em tempo recorde e proteger nossa população”, afirmou o prefeito.
A definição dos novos locais de vacinação observa o quantitativo de usuários por Distrito de Saúde (Disa) e bairro, a partir dos registros das unidades e/ou policlínicas. O Disa Sul terá 18 unidades em funcionamento; o Oeste 17; o Leste 13; o Disa Norte terá dez; e o Rural terá cinco unidades atuando na imunização de moradores nos ramais. A lista com os nomes e endereços das 63 salas de vacina que funcionarão neste sábado pode ser acessada no site da Semsa: semsa.manaus.am.gov.br.
“É mais uma das estratégias da administração e que nos foi determinada pelo prefeito Arthur Neto para alcançarmos a meta de vacinar, em 15 dias, 90% das 455.083 pessoas que integram os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. Temos uma verdadeira força-tarefa, formada por nossos servidores (Semsa) e com apoio de todas as secretarias, atuando para assegurar que todos desse público recebam a imunização”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
Balanço
Em apenas dois dias de campanha, foram imunizadas contra a Influenza 20,94% do total de 455.083 pessoas do público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde para Manaus. A meta preconizada pelo MS é alcançar 90% dessa população, o que corresponde a 409.574 pessoas.
Dos imunizados, o grupo que registrava o maior percentual até as 21h da quinta-feira, 21/3, era o de pessoas a partir dos 60 anos, com 27,04% da população de 111.669 idosos existentes em Manaus. Em seguida, o grupo de comorbidades, do qual já foram imunizadas 21,94% do total de 44.396 pessoas. As puérperas, mulheres que acabaram de dar à luz, ou que o fizeram a até 45 dias, correspondem a 20,83%. Das crianças de seis meses a menores de cinco anos, até ontem, haviam sido vacinadas contra a Influenza 19,43%, do total previsto de 191.678 crianças.
“Mesmo com um bom percentual para os dois primeiros dias, precisamos que as pessoas dos grupos prioritários compareçam às salas para receber a vacina. Estamos facilitando o acesso, com nossas equipes trabalhando em horários diferenciados para atender e imunizar a nossa população”, convocou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.