MANAUS – Cercado por pastores que fizeram lobby para que as igrejas fossem incluídas no calendário de reabertura das atividades não essenciais, o governador Wilson Lima (PSC) declarou nesta quarta-feira (27) que as lideranças religiosas “conseguem muito bem controlar os fiéis”.
A declaração foi dada no início da noite desta quarta-feira, na sede do governo, durante coletiva de imprensa na qual anunciou a retomada gradual das atividades, condicionada aos indicadores epidemiológicos da Covid-19.
Antes da coletiva, Wilson teve uma reunião com os pastores, alguns deles com mandato parlamentar, que acabaram participando do encontro com os jornalistas.
Aos pastores, na coletiva, o governador se dirigiu dizendo: “eu não tenho a menor dúvida da liderança de vocês junto ao povo religioso, que é um povo ordeiro, que sempre tem seguido, ali, as orientações do seu líder”.
“O trabalho de vocês vai ser fundamental nesse nosso processo (de reabertura responsável), das pessoas se protegerem e também protegerem as outras pessoas”, completou Wilson.
À imprensa, Wilson disse que o objetivo do Estado com as medidas de distanciamento social em nenhum momento é proibir livre circulação das pessoas ou segregá-las.
“Nós tomamos essas decisões baseado em alguns critérios, dentre eles o de controle sobre determinados seguimentos. A igreja, por exemplo, na igreja nós temos as lideranças religiosas que conseguem muito bem controlar os fiéis”, disse.
“E a gente abrindo (as igrejas) com a capacidade de 30% é uma margem segura. Espaçando ali um funcionamento de a cada cinco horas de um culto para outro e nós temos a garantia desses pastores, inclusive reuni hoje o dia todo com pelo menos 20 lideranças religiosas, para fazer esse apelo a eles”, revelou.
“Reuni aqui com os deputados da frente evangélica na Assembleia (Legislativa do Estado, ALE-AM) e também com vereadores da Câmara (Municipal de Manaus, CMM) que também têm esse compromisso de garantir que esse procedimento de distanciamento social e de uso máscara, toda essa dinâmica seja respeitada”, disse o governador.
Wilson Lima declarou que todas as decisões pela reabertura foram tomadas com base na ciência.